onegai shimasu!

Bem vindo ao brasil aikido!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Introdução ao Aikido

O Aikido é uma arte marcial japonesa tradicional.
É uma luta de estilo gracioso, cuja finalidade é a harmonia entre os seres humanos.

Foi criada pelo grande mestre Morihei Ueshiba, perito em Daito Ryu Jujustu e esgrima japonesa, e que alcançou o mais alto nível de maestria nas artes marciais clássicas.

Embora o Aikido seja uma inovação relativamente recente no mundo das artes marciais, ele é herdeiro de uma rica tradição cultural e filosófica.

Antes de criar o Aikido, Ueshiba adquiriu proficiência em várias modalidades de jiujitsu, lutas de espada e de lança. Dedicou-se também ao estudo religioso e desenvolveu uma ideologia devotada à harmonia sócio-política universal.

Incorporando esses princípios em sua arte marcial, Ueshiba desenvolveu muitos aspectos do Aikido sob a inspiração de sua orientação filosófica e religiosa.

Quando da transformação do que originalmente denominava-se Aikijitsu para o que modernamente é chamado de Aikido, houve a mudança de uma prática encerrada em si mesma para uma prática com uma direção clara e universal, que cada um nela poderia se engajar.

Segundo o Fundador, a meta do Aikido não é a derrota dos outros, e sim a derrota das características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude. Devido a esse aspecto, não há no Aikido torneios, competições, provas ou "sparring". Ao contrário, todas as suas técnicas são aprendidas cooperativamente, em ritmo adequado às habilidades de cada um.

Ao mesmo tempo, seu potencial para a autodefesa não pode ser ignorado. Uma das razões para a proibição de competições no Aikido é que muitas de suas técnicas teriam que ser excluídas, dado o elevado risco de causarem ferimentos graves.

No treino cooperativo, mesmo técnicas potencialmente letais podem ser praticadas sem riscos substanciais.

É importante enfatizar que no Aikido não há atalhos para a proficiência. Conseqüentemente, não há outro caminho senão o treinamento dedicado e persistente. Ninguém se torna perito em poucos meses.

fonte: www.aizen.org

Nenhum comentário: